Ampla experiência e metodologia sofisticada na realização de pesquisas

Pesquisas Qualitativas
Pesquisas Quantitativas
  • Por que fazer pesquisas?

    As pesquisas orientam as organizações para objetivos mais compatíveis com seu segmento de mercado e possibilitam avaliações e planejamentos muito mais eficientes. Com mais de quinze anos de atuação no mercado, a Datamétrica contabiliza cerca de dois milhões de questionários já aplicados. São pesquisas realizadas em todos os estados brasileiros, em países da América do Sul e da África.

    Infraestrutura, tecnologia e eficiência

    Na Datamétrica, pesquisas de opinião e de mercado são feitas face a face ou por telefone, em domicílios, empresas, locais de grande fluxo de pessoas, pontos de venda de produtos e serviços.

    Por ser uma empresa que atua também no segmento de contact center, a Datamétrica disponibiliza a infraestrutura tecnológica de suas centrais de atendimento para a realização de pesquisas telefônicas, uma facilidade que contribui fortemente para dar mais eficiência e agilidade às pesquisas.

    Para as pesquisas qualitativas do tipo focus group, a Datamétrica dispõe de infraestrutura composta por salas de espelhos, de onde o cliente pode acompanhar (sem ser visto) a mediação dos grupos no momento de sua realização.

    Pesquisadores & Agilidade

    Para dar ainda mais agilidade a implementação de novas pesquisas, a Datamétrica dispõe de um cadastro permanente de pesquisadores em todo o Brasil. O investimento no treinamento dessas pessoas é realizado constantemente, por meio de requalificações na aplicação dos diversos tipos de questionários, um esforço fundamental para a melhoria da produtividade durante a realização da pesquisa de campo.

    Pesquisas Qualitativas

    Utilizadas antes ou depois de uma pesquisa quantitativa, ou mesmo sem o acompanhamento desta, as pesquisas qualitativas são indicadas quando se precisa investigar aspectos subjetivos que permeiam o tema pesquisado. Através delas, é possível conhecer melhor os fatores que explicam determinados comportamentos e opiniões.

    Pesquisas Quantitativas

    Essas pesquisas aferem, por amostragem, a opinião de um determinado universo de pessoas, podendo ser utilizadas para atender a diversos objetivos. Métodos quantitativos específicos são utilizados de acordo com o propósito da pesquisa. O conhecimento destes vários métodos permite aferições mais competentes e resultados mais confiáveis.

  • Focus Group

    Grupos de discussão liderados por um moderador, que motiva as pessoas a opinarem. O Focus Group é indicado para diagnosticar problemas potenciais em produtos ou serviços, conhecer a reação de indivíduos a novas ideias, gerar hipóteses que possam ser investigadas numa pesquisa quantitativa, entre outras finalidades.

  • In depth interview

    Entrevistas feitas individualmente por um profissional com habilidade para extrair dos entrevistados ideias, opiniões e argumentos relevantes acerca do assunto pesquisado.

  • Pesquisas de Mercado

    É uma pesquisa de opinião, cuja metodologia recebe uma abordagem econômica. Para que seja mais eficiente, o conhecimento dos conceitos econômicos aplicáveis à situação e a capacidade técnica de interpretação dos resultados são elementos fundamentais. Na Datamétrica, a identificação do problema do cliente, assim como a estratégia metodológica a ser adotada, são funções do Departamento de Economia, que também auxilia o processamento e interpretação dos resultados, gerando um trabalho diferenciado e que maximiza o retorno ao cliente.

  • Pesquisas Telefônicas

    O sistema de pesquisas telefônicas da Datamétrica dispõe de uma central de teleatendimento própria (com tecnologia VoIP) e capacidade para realizar ligações para todo o Brasil. Esse diferencial permite ao cliente a realização de consultas com grande agilidade de resultados.

  • Pesquisas de Preço

    Muito utilizada por empresas do segmento varejista, esse tipo de pesquisa é instrumento fundamental no planejamento de ações e estratégias de mercado, pois permite às empresas acompanhar periodicamente os preços praticados pela concorrência.

  • Pesquisa de Clima Organizacional

    É uma ferramenta fundamental para auxiliar o gerenciamento e retenção do capital humano das empresas. Através desse tipo de pesquisa é possível saber como anda a imagem da empresa entre os seus colaboradores e conhecer as razões de possíveis insatisfações.

  • Cadastramentos

    Os cadastramentos ou recadastramentos servem para criar ou atualizar bases de informações de diversas naturezas. Têm sido muito utilizados por gestões públicas para checar a veracidade de informações sobre beneficiários de programas sociais e para atualizar quantitativos de servidores públicos existentes, por exemplo. Por empresas privadas, normalmente são demandados para quantificar pontos de venda de produtos.

  • Aplicação de Métodos Quantitativos Avançados para Interpretação de Dados e Previsões

    Os estudos de previsão econômica contêm análises, elaboradas a partir das necessidades específicas dos clientes. Neles, nossos economistas avaliam, através de sofisticadas metodologias, a situação do momento e as tendências futuras de um determinado mercado ou setor.

  • Assessoria à Gestão Pública

    Mix de serviços composto de pesquisas quantitativas, qualitativas e consultoria técnica, esse tipo de assessoria permite que governantes ampliem a visibilidade de suas administrações. Através do conhecimento imediato da opinião da população, a partir de pesquisas frequentes, é possível redirecionar ações que estejam sendo mal avaliadas, minimizando possíveis prejuízos à imagem da gestão.

  • Assessoria a Campanhas Eleitorais e a Marketing Político

    Esse tipo de serviço norteia todo o planejamento estratégico de uma campanha eleitoral, aumentando as chances de sucesso e reduzindo custos desnecessários. Com a realização de pesquisas e consultoria técnica, pode-se monitorar periodicamente, além das intenções de voto no candidato, as ações de campanha, os guias eleitorais de rádio e TV, assim como coletar subsídios para a construção de programas de governo.

  • Datamétrica Advertising

    È uma ferramenta voltada especificamente para o mercado publicitário. São pesquisas, cuja metodologia foi desenvolvida com o objetivo principal de medir a eficácia e aceitação de campanhas publicitárias no seu público-alvo.

  • Pesquisa Mídia e Audiência

    Voltada para veículos de comunicação e agências de publicidade, a pesquisa Mídia e Audiência é uma ferramenta de suporte a decisões estratégicas sobre utilização de espaço publicitário em meios de comunicação (impresso e eletrônico) e em canais de mídia interna e exterior. Através do conhecimento detalhado do perfil e dos hábitos da audiência, é possível escolher os meios mais eficientes para as inserções comerciais. São também muito utilizadas na definição de grades de programação de rádio e TV e na reformulação de projetos gráficos de mídia impressa.

  • Avaliação de Posicionamento de Mercado

    As pesquisas de avaliação de posicionamento permitem conhecer melhor o mercado de atuação de uma empresa, verificando como ela é percebida pelos seus clientes e pela concorrência.

  • Matriz de Posicionamento de Mercado

    Estudo econométrico que permite posicionar um produto relativamente aos seus concorrentes, quanto a todos os atributos que determinam sua escolha. Com isso, o fabricante é capaz de implementar melhorias nos produtos que asseguram o seu melhor posicionamento de mercado.

  • Estudos de Imagem

    São pesquisas de opinião realizadas com objetivo de conhecer a imagem que as empresas ou empresários, candidatos ou gestores públicos têm entre um determinado público, identificando atributos positivos e negativos de quem está sendo avaliado.

  • Pesquisa de Fluxo

    Realizada para medir o fluxo de pessoas ou de veículos de um determinado local durante um intervalo de tempo, a pesquisa de fluxo é ferramenta fundamental para um planejamento eficiente de locais de grande fluxo de pessoas como aeroportos, estações de metrô, rodoviárias ou shopping centers, sendo também muito utilizada para estimar demanda potencial de compradores ou público potencial de uma determinada propaganda.

  • Estudos de Segmentação

    Indicados para empresas privadas de qualquer área de atuação, os estudos de segmentação são elaborados para analisar, sob o ponto de vista socioeconômico, diferentes grupos de consumidores e delinear as possibilidades de consumo desses grupos, a partir do estudo de seus padrões de compra.

  • Tracking

    As pesquisas do tipo tracking são levantamentos feitos diariamente junto a uma amostra do eleitorado com o intuito de verificar o desempenho de um candidato na corrida eleitoral.

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Por tudo isso a Datamétrica é uma opção diferenciada no mercado.